Acne: causas, prevenção e como eliminar as temidas espinhas

0
43


O que é acne? A acne é uma condição que afeta a pele, produzindo desde pequenos cravos a grandes espinhas preenchidas de pus, o que muito afeta o aspecto estético da face. A população mais afetada pela acne é adolescente e jovem adulta, na faixa etária de 14 a 40 anos de idade. A acne possui alguns tipos, conforme veremos agora.

Os tipos da acne incluem: 1) acne do recém-nascido, que afeta cerca de um em cada cinco bebês, por conta de hormônios secretados pela placenta e pelo próprio corpo da criança, devido ao estresse do parto; 2) acne infantil, que ataca crianças de 3 a 16 meses, geralmente desaparecendo depois do 24º mês de vida; 3) acne vulgar, a mais conhecida e que afeta adolescentes e jovens adultos; 4) acne conglobata, uma forma mais rara da acne, que provoca o aparecimento de espinhas grandes por todo o corpo, deixando cicatrizes; e 5) acne fulminante, que é a forma agravada da conglobata, produzindo cicatrizes profundas e causando febres e dores no corpo.




 

 

Causa



Publicidade


A acne é ocorre quando um folículo capilar é obstruído por substâncias oleosas, secretadas pelas glândulas sebáceas, células mortas ou os dois. Em geral, ocorre na face e durante o período da adolescência, devido aos níveis hormonais elevados da época pubescente.

Contudo, não é raro ocorrer casos de acne em crianças e adultos mais velhos. Qualquer produção excessiva de pelo e aglomeração de células epidermais mortas provoca o aparecimento da acne, que, se não for devidamente tratada, pode acarretar um quadro de infecção bacteriana e inflamação.

Prevenção

Como mencionamos anteriormente, a acne é provocada por um acúmulo de substâncias oleosas e células mortas na pele. Para se prevenir dessa condição, deve-se, em primeiro lugar, evitar uma dieta com alimentos muito gordurosos. Alguns fatores também podem ser muito danosos, como estresse e sudorese excessivos.

Eliminando as espinhas

Como proceder com o tratamento da acne e a eliminação das espinhas? Algumas pequenas mudanças na sua rotina fazem toda a diferença, como: lavar a pele de forma suave, se barbear com o dobro de cuidado, evitar longas exposições à luz do sol e lavar o cabelo de forma regular. Importante: evite espremer as espinhas, pois isso irá agravar a contaminação da pele.


 
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here