Aposentadoria para pessoas de baixa renda. CADASTRO e benefícios.

0
187


Aposentadoria para pessoas de baixa renda : Para aqueles que não possuem um emprego formal e estão enquadrados na categoria de trabalhos domésticos caseiros e sem remuneração, como a exemplo as donas de casa, a aposentadoria para pessoas de baixa renda pode ser uma garantia de benefícios na velhice. Com ela você contribui com um pequeno valor mensal e pode se aposentar por idade.

Aqui vamos falar mais a fundo do o que é a aposentadoria para pessoas de baixa renda e ainda mostraremos como se cadastrar, assim como quem tem direito a esse benefício. Confira:




O que é?

Esse tipo de aposentadoria garante, por meio de uma contribuição mensal de 5% sobre o valor do salário mínimo nacional vigente, a aposentadoria de trabalhadores não inseridos em um emprego formal. Com a contribuição o assegurado garante direitos como auxílio-doença, licença maternidade e aposentadoria por invalidez ou por idade.

Para ter direito o contribuinte deve estar inscrito no Cadastro Único Nacional e não possuir renda mensal superior a dois salários mínimos. Quem cuida dos serviços previdenciários no Brasil é o INSS e para começar a contribuir o cidadão deve proceder a uma agencia do órgão.

Benefícios.

Abaixo fizemos uma listagem de todos os benefícios da aposentadoria de pessoas de baixa renda e suas principais características.

Aposentadoria por idade – Homens devem ter no mínimo 65 anos e mulheres 60 anos.

Aposentadoria por Invalidez – Aposentadoria para casos em que cidadão encontra-se permanentemente impossibilitado de trabalhar.



Publicidade


Auxílio-doença – Confere o valor de um salário mínimo mensal durante o período de tratamento.

Auxílio-acidente – Para os casos em que o contribuinte sofreu um acidente e esteja impossibilitado de trabalhar.

Auxílio-reclusão – Para os casos em que o cidadão encontra-se preso. O auxílio é direcionado principalmente a família.

Salário-maternidade – Garante ajuda financeira a mãe, e durante um período definido após o nascimento do filho.

Como cadastrar.

Antes de qualquer coisa você deve realizar o seu cadastro no Cadastro Único Nacional. Para isso o responsável pela unidade familiar, que deve ser, preferencialmente, mulher e ter mais de 16 anos, deve procurar a unidade de cadastro do Bolsa Família da sua cidade. Para saber a unidade mais próxima basta se informa algum CRAS (Centro de Referencia de Assistência Social) da sua cidade.

Os documentos exigidos no cadastro único para o responsável familiar, que irá realizar o cadastramento, são CPF e Título de Eleitor. Já para comprovação dos familiares os documentos de identificação como certidão de nascimento, certidão de casamento, carteira de trabalho, CPF ou carteira de identidade são suficientes.

Ainda como forma de facilitar a coleta de informações durante o cadastro é recomendável, se possível, que o responsável esteja em posse da conta de luz ou algum comprovante de residência equivalente, comprovante da matrícula escolar para crianças até os 17 anos e carteira de trabalho.

Caso você ainda tenha alguma dúvida a respeito da aposentadoria para pessoas de baixa renda poderá entrar em contato com o INSS pelo número 135, podendo assim obter informações ou então marcar uma entrevista.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here