CNH Digital já conta com 1 milhão de usuários

0
6977


Com o uso da CNH de papel os motoristas têm a permissão para dirigir livremente pelas vias brasileiras. Mas, agora há a oportunidade de poder dirigir sem a necessidade de levar a CNH de papel como documento comprobatório da capacidade do indivíduo, que pode ser comprovada usando o documento digital, bem mais prático e moderno.

  A medida já vem sendo implementada há algum tempo, mas havia a necessidade de se apresentar previamente em alguma unidade de atendimento presencial do Detran e comprovar dados, fazendo a inscrição e passando por vários processos burocráticos. Esse tipo de cadastramento fazia com que diversos brasileiros desistissem de ter o documento digital e optassem pelo uso da praticidade limitada do documento em papel no dia a dia.




  No entanto, não é mais necessário se dirigir até algum posto do Detran a fim de fazer a inscrição, tudo agora pode ser feito pelo aplicativo da CNH Digital brasileira, onde a pessoa habilitada deve se inscrever, preencher dados, realizar procedimentos simples de comprovação de informações e por fim receber o documento em seu formato digital, usufruindo em seguida da usabilidade do documento em mãos no celular.

Menos burocracia

   Como já dito acima, não é mais necessário se dirigir até alguma unidade presencial do Detran para realizar o procedimento de cadastro e comprovação de dados com a finalidade de ter o documento digital. É possível fazer tudo pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito, disponível na versão Android e iOS. Par fazer o seu cadastro digital é preciso ter em mãos a sua CNH de papel, que tenha sido produzida na última versão do documento, em 2017, o seu número de celular e estar em um local devidamente iluminado de forma que favoreça a imagem da câmera de celular.



Publicidade


Como tirar a CNH Digital

   Para tirar a CNH Digital é preciso baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito e iniciar o processo de cadastro. A documentação necessária é apenas o seu documento CNH de papel que tenha sido emitido no último modelo, a partir de 2017. Nele deve haver um código QR Code, sendo de suma importância, uma vez que ele será escaneado para que o aplicativo entenda que a sua Carteira de Habilitação realmente seja verdadeira e válida.

   Depois desse procedimento, é preciso fazer a “prova de vida”, onde você mostra para o aplicativo que é uma pessoa real realizando o cadastro, usando a sua câmera para uma filmagem rápida com algum movimento simples, como mover as mãos ou a cabeça, por exemplo. Por fim, o aplicativo irá lhe pedir o seu número de celular e em seguida esse passo o seu documento CNH Digital já estará disponível para uso.

 

O aplicativo poderá pedir o cadastramento de uma senha simples de quatro dígitos com o objetivo de fazer com que o acesso ao seu documento seja feito apenas por você, sendo um serviço que pode ser usado até mesmo quando o seu celular não tiver acesso a internet.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here