CNH Social 2019 – Cadastro , benefícios e regras .

0
4491


O que é o programa CNH Social? O custo para se tirar uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Brasil é muito caro. Muitas pessoas não conseguem ter acesso a esse direito por conta desse preço salgado. Foi com isso em mente que o Governo Federal criou o programa CNH Social, que garante vagas em autoescolas a grupos sociais em situação mais vulnerável.

O programa foi criado em 2011 e visa beneficiar pessoas de baixa renda para que possam tirar a CNH, renovar a Carteira, mudar e atribuir a categoria, tudo isso de forma gratuita. As vagas disponibilizadas ficam na casa dos 9 mil. No programa de 2019, os Estados participantes são Pernambuco, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Sul, Maranhão e São Paulo.




Requisitos e critérios de desempate

Para poder participar do programa da CNH Social, o governo estabeleceu alguns requisitos e critérios de desempate a fim de distribuir as vagas de forma eficiente. É claro que essa metodologia pode variar de Estado para Estado, mas algumas linhas gerais são seguidas. O principal objetivo do programa é subsidiar a autoescola de pessoas sem condições financeiras para arcar com esse investimento.

Sendo assim, o primeiro e principal requisito é uma renda bruta mensal de até dois salários mínimos. Em seguida, o candidato deve estar desempregado há mais de um ano, sem registros na Carteira de Trabalho nesse período. Também entram na lista dos pré-requisitos os beneficiários do Bolsa Família, alunos da rede pública com bom rendimento escolar, portadores de necessidades especiais, pequenos produtores rurais e, por fim, ex-presidiários.



Publicidade


Os critérios de desempate computados no sistema incluem maior tempo de desemprego, maior número de dependentes na estrutura familiar, menor renda mensal, maior idade e outros. Cumpre ainda destacar que é importante ter uma ficha limpa, sem registro de infrações de trânsito.

Inscrição

Cada Estado determina os métodos para a inscrição dos candidatos ao programa. Em geral, a inscrição é feita de forma online, rápida e facilmente, por meio de um formulário no site do Detran de seu Estado. No processo da matrícula devem ser fornecidos dados pessoais como escolaridade, endereço, e-mail, um login e uma senha para acesso, entre outros. A veracidade das informações será verificada, sendo o candidato responsável por eventuais imprecisões. As habilitações mais requisitadas do programa de 2019 são A, B e AB.

Leia Também :  Microcrédito Bolsa Família – O que é ? Benefícios e Regras .

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here