Jovem Aprendiz : Conheça as empresas parceiras com o Programa

0
199


Jovem aprendiz : Os jovens que desejam obter o primeiro emprego, podem contar com o Programa Jovem Aprendiz. A faixa etária dos participantes deve ser de 14 a 24 anos.O que eles aprendem no dia-a-dia de uma empresa, poderão levar para toda a vida, desde a pontualidade, o compromisso, a organização e a otimização do tempo, em prol da instituição.

Os jovens devem aproveitar as oportunidades que aparecem hoje, para se capacitarem e serem profissionais mais qualificados no futuro. Se você está pensando em participar do programa , esse é o lugar certo. Aqui falaremos tudo que você precisa saber a respeito dele e ainda listaremos os benefícios e salário oferecidos . Confira:




Onde se inscrever para o programa jovem aprendiz

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) é a parceira mediadora que contrata os jovens aprendizes, encaminhando-os para as empresas pertinentes ao programa do jovem aprendiz.

Várias instituições de grande porte, já fazem parte do programa, tais como: a Caixa Econômica Federal, o banco Itaú, o Bradesco, supermercados e até emissoras de televisão.

As empresas devem ter de 5 a 15% das vagas destinadas aos jovens aprendizes, no quadro de colaboradores. No site do CIEE, estão disponibilizadas todas as informações referentes ao programa: https://portal.ciee.org.br/empresas/programa-aprendiz-legal/.

O jovem poderá ainda se informar, em uma das agências da Caixa, ou no site oficial da instituição: www.caixa.gov.br.

Requisitos e benefícios concedidos pelo programa

Para participarem, os jovens devem cumprir os requisitos:

– Possuir o ensino fundamental completo;

– Ter entre 14 a 17 anos;

– A renda per capita deve ser de 50% do salário mínimo vigente;



Publicidade


– Um salário mínimo mensal;

– Vale-transporte;

– Vale-alimentação;

– Férias remuneradas;

– FGTS (referente a 2%);

Os jovens aprenderão como atender o cliente, resolver problemas rapidamente, ser proativo, responsável, saber administrar o próprio dinheiro, aprender uma nova profissão e se prepararem para o futuro.

Uma vez por semana, os aprendizes deverão comparecer à unidade parceira do programa, a fim de realizarem cursos profissionalizantes e melhorarem o currículo.

Carga horária de trabalho de um jovem aprendiz

Geralmente, são quatro horas de trabalho por dia, e estas não devem atrapalhá-los em seus estudos. As microempresas, empresas de pequeno porte, cadastradas no Simples Nacional e sem fins lucrativos, poderão contratar os jovens aprendizes.

O período do contrato de trabalho de um jovem aprendiz, é de dois anos. Após esse período, a empresa poderá ou não efetivá-lo em sua equipe. A importância da contratação de um jovem aprendiz, inclui mais conhecimento e aprendizado no currículo.

Um profissional bem preparado, garante um futuro organizacional melhor, um ambiente de trabalho dinâmico, eficiente e o aumento de clientes, posteriormente garante mais lucro e solidez.  

Cerca de quarenta mil jovens aprendizes já foram contratados pela Caixa Econômica Federal em todo o país, em cargos como: auxiliar de escritório, assistente administrativo, vendedor de comércio, repositor de mercadorias, atendente, e entre outras funções.

O jovem aprendiz é acompanhado por um colaborador efetivo da Caixa, em todas as suas funções diárias realizadas, estando pronto para tirar quaisquer dúvidas que o aprendiz tiver.

Todas as atividades são monitoradas pelos superintendentes e chefes responsáveis pelos jovens aprendizes, a fim de guiá-los a desempenharem corretamente suas funções na organização.         

 

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here